quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dinâmica da Laranjeira


Essa dinâmica poderá ser realizada na  primeira semana de aula, no qual o professor (a) poderá refletir com os alunos vários temas como: comportamento em sala de aula, cuidados com a escola e colegas, direitos e deveres de cada um, etc.


O cartaz  poderá ser elaborado pelo professor e as laranjas em 3 cores (verde, amarela e laranja), deverá ser colocadas pelo próprio aluno. Pois eles irão escolher cores diferenciadas e isso dará todo um sentido a dinâmica.


Fale sobre uma laranjeira e compare-a com a escola.
 
Em uma mesma laranjeira encontramos laranjas diferentes, umas já bem maduras, outras quase maduras, outras verdes, grandes, pequenas, doces, azedas... Laranjas que receberam o mesmo adubo, a mesma quantidade de água, a mesma luz solar; fazem parte da mesma laranjeira e são diferentes.
É uma delícia chupar uma laranja que pegamos do pé, mas precisamos ter cuidado ao colhê-las, pois a laranjeira tem espinhos que podem nos machucar.
Assim é a nossa turma. Fazemos parte do pomar de laranjas da (nome da escola), somos laranjas da Laranjeira 2011. Temos laranjas doces, azedas, pequenas, grandes, maduras, quase maduras...

Você professor (a) poderá fazer um circulo e debater com eles algumas questões como:
 
Que tipo de laranja você representa em nossa laranjeira?
O que você precisa fazer para ser uma laranja melhor?
Que tipo é a laranja você gosta?
Que atitudes da nossa turma podem comparar com os espinhos da laranjeira?
O que podemos fazer para ajudar as laranjas crescerem, madurarem e ficarem docinhas?
 Boa aula!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário